Saiba mais sobre o resultado da primeira etapa

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal – CODESE/DF, em parceria com o Espaço Multiplicidade – Escritório Colaborativo, está realizando o Hackathon O DF QUE A GENTE QUER. Trata-se de um evento dividido em quatro fases que envolverá as 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal.

O objetivo é que os moradores mapeiem os TESOUROS de suas cidades e descubram onde estão as RIQUEZAS locais com potencial de desenvolvimento socioeconômico para a sua região administrativa.

Em fevereiro foram realizadas, nas dependências da Faculdade Senac – 713/913 Sul, as duas primeiras etapas do evento, nos dias 12 e 19 desse mês, respectivamente. 

Os próximos encontros acontecerão em 12 e 19 de março, em locais a serem definidos e divulgados em nossas redes sociais para que todos os interessados possam acompanhar este trabalho de relevância para o desenvolvimento socioeconômico do DF.

As melhores propostas apresentadas pelas equipes das regiões administrativas, aquelas que contemplarem soluções para o aproveitamento das RIQUEZAS descobertas por meio do mapeamento dos seus TESOUROS, dentro dos critérios propostos pelo CODESE/DF, serão premiadas em solenidade que acontecerá no auditório do Museu Nacional, que está localizado próximo à Rodoviária do Plano Piloto, em 26 de março de 2022.

Quer ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no Hackathon O DF QUE A GENTE QUER? Leia o texto abaixo e veja as fotografias da primeira fase desse evento.

PRIMEIRA FASE – 12/02/2022

Cidades participantes: Sobradinho II, Varjão, Planaltina, Fercal, Itapoã, São Sebastião, Paranoá e Sobradinho I.

Jurados

Johann Bischof

Gestor de Startups, Tecnologia e Negócios Inovadores SEBRAE-DF

Mônica Landuyt

Bibliotecária do SENAC-DF

Danilo Ferreira

Subsecretário de Fomento ao Empreendorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF

Eda Machado

Fundadora do IESB

Samanta Sallun

Jornalista Correio Brasiliense

1º lugar – Planaltina

Planaltina, com o Projeto “Caminhos” sobre Paisagismo Cultural – Uma Proposta Para Fortalecer O Turismo

PLANALTINA identificou como seus TESOUROS as FESTAS RELIGIOSAS (Via Sacra, Dia do Doutrinador, Festa do Divino), os PONTOS HISTÓRICOS DA CIDADE (pedra fundamental de Brasília, Morro da Capelinha, Museu) e ATRAÇÕES NATURAIS (Águas Emendadas, parques ecológicos, cachoeiras). A proposta para o crescimento socioeconômico é atrair a atenção dos turistas, que geralmente vão para a cidade apenas para os eventos festivos, para que passem o final de semana hospedados em seus hotéis e pousadas e aproveitem não somente as festas religiosas mas, também, suas atrações turísticas. Com isso, haverá o desenvolvimento do empreendedorismo local, principalmente nas áreas de hotelaria, gastronomia, agências de turismo e feiras culturais.

2º lugar – Itapoã

Itapoã, com o Projeto “Agência De Emprego Virtual” para Transformação de AutÇonomos em MEI com Capacitação Profissional

O ITAPOÃ identificou que o seu TESOURO são os RECURSOS HUMANOS LOCAIS (pequenos empresários), pessoas que vivem na informalidade, autônomos. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico daquela localidade é a criação de uma agência de empregos virtual para prestar serviços de capacitação profissional, criando 500 MEI que vão gerar 1.000 empregos diretos. Os profissionais, depois de capacitados, prestarão serviços em localidades como Rota do Cavalo, Entrelagos, Euler Paranhos, Novo Horizonte e Plano Piloto.

3º lugar – Paranoá

Paranoá, com o Projeto “Circuito Paranoá – Brasília Nasce Aqui”

O PARANOÁ identificou como seus TESOUROS as ATRAÇÕES NATURAIS e as FAZENDAS LOCAIS. O desenvolvimento socioeconômico na região será feito por meio da exploração do turismo e do agronegócio. Destaque para duas edificações que são patrimônio histórico: a primeira Igrejinha e uma Churrascaria. Além desses dois atrativos, tem os restaurantes elevados, a segunda maior Via Sacra de Brasília e a Rota do Cavalo onde são feitas as maiores cavalgadas do Brasil. Todas estas atrações têm potencial para serem exploradas como produtos turísticos. A ideia é elaborar Pacotes de Experiências Temáticos, com um tema diferente a cada mês, para atrair a atenção do público. Com isso, será impulsionado o comércio local, que já é uma potência.

Sobradinho II

Sobradinho II – Menção Honrosa com o Projeto que une Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas da Violência Doméstica, com geração de renda por meio da produção de compotas e doces de frutos do Cerrado

SOBRADINHO II identificou que os seus TESOUROS são o PARQUE CANELA DE EMA (reserva ecológica e buritizal) e a CASA DE ACOLHIMENTO DA MULHER. A proposta é reinserir as mulheres vítimas de violência doméstica no contexto social e no mercado de trabalho por meio da produção de compotas e geleias fabricadas a partir do fruto do buriti. Os dois tesouros se complementam, pois a mão de obra virá dessas mulheres em situação de vulnerabilidade que receberão apoio psicológico na casa de acolhimento e prestarão serviços como doceiras numa cozinha industrial a ser construída para a implementação do projeto.

Sobradinho I com o Projeto de Escola de Formação para o Polo de Cinema

SOBRADINHO I identificou como seus TESOUROS o POLO DE CINEMA, FAZENDAS e HARAS. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico da região é criar uma Escola de Formação de profissionais para atuarem na área cinematográfica e a exploração turística de fazendas e haras. O objetivo é formar 100 profissionais por semestre para atender o polo de cinema e organizar eventos que atraiam visitantes para a zona rural da região. Estas iniciativas vão potencializar o crescimento econômico da cidade.

Fercal com o Projeto “Turismo Rural e Culturas Tradicionais”

A FERCAL identificou que o seu TESOURO são as CAVERNAS e as RIQUEZAS NATURAIS. A proposta apresentada para gerar desenvolvimento socioeconômico para aquela região é a criação de uma agência de turismo de aventura e também a aquisição de veículos (Van) para transporte dos turistas, além de outros meios de transportes como quadriciclos, bicicletas, Jeep e cavalos.

São Sebastião com o Projeto de Hortas Comunitárias contemplando formação, produção, comercialização e segurança alimentar

SÃO SEBASTIÃO identificou como seus TESOUROS a POPULAÇÃO DE EMIGRANTES (cerca de 2.000 emigrantes estrangeiros) e as HORTAS COMUNITÁRIAS. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico da região é criar uma agência de turismo para organizar eventos gastronômicos e culturais que explorem as habilidades pessoais e o legado cultural dos emigrantes. Com isso, haverá geração de renda para a região. Os visitantes, além de usufruírem da gastronomia e das festividades culturais, poderão adquirir hortaliças frescas e orgânicas direto dos pequenos produtores.

Varjão com um Projeto de Construção de um Galpão de Reciclagem

O VARJÃO identificou que o seu TESOURO é o GALPÃO DE TRIAGEM DO LIXO RECICLÁVEL. A proposta para a geração de desenvolvimento socioeconômico para aquela região é aumentar o espaço físico onde a triagem é feita atualmente, pois existe uma demanda reprimida por falta de espaço para separar o material recolhido. Outra questão que vai favorecer economicamente a região é a aquisição de mais um caminhão de coleta de lixo.

Inscrições GRATUITAS – Vagas LIMITADAS.

Participarão do hackathon lideranças comunitárias, estudantes e pessoas atuantes em todas as cidades do Distrito Federal, mas qualquer interessado também pode se inscrever.

Para mais informações acesse: odfqueagentequer.org/hackathon 

Inscrições por telefone ou WhatsApp: (61) 99198-0938 ou por e-mail: atendimento@espacomultiplicidade.com.br

por classificação os pitchs desta 1ª etapa

Veja também: vídeos e depoimentos