O Codese-DF realizou no dia 19 de Fevereiro, na Faculdade Senac – 713/913 Sul, a 2ª Etapa do Hackathon, confira a baixo: 

Saiba mais sobre o resultado da segunda etapa

SEGUNDA FASE - 19/02/2022

Cidades participantes: Brazlândia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria.

Jurados da Segunda fase

Leonardo Ávila

Presidente do Codese-DF

Ludmila Mâcedo

Analista de Políticas Públicas – Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas SEBRAE

Danilo Ferreira

Subsecretário de Fomento ao Empreendorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF

Mirela Berendt Pinto da Luz

Diretora da Unidade Campus Liliane Barbosa – IESB Ceilândia Centro Universitário IESB
Alessandra Abrahão
Coordenadora das unidades técnicas do IBRAM/DF

SEGUNDA FASE - 19/02/2022

1º lugar – Jardim Botânico

Jardim Botânico com o Projeto Papureto, que foi o destaque por apresentar um tesouro precioso onde atualmente, só é visto como problema da região e o DF como um todo: o complexo prisional da Papuda.

O JARDIM BOTÂNICO identificou que o seu TESOURO está no PRESÍDIO DA PAPUDA. A proposta para a exploração socioeconômica da região consiste em contratar a mão-de-obra dos detentos para o reflorestamento do bioma de cerrado do Parque Mangueiral, que é um corredor ecológico que interliga o Parque Jardim Botânico às nascentes do Rio São Bartolomeu. Também serão criados produtos para serem vendidos por meio de e-commerce, em pontos turísticos do DF e no Centro de Práticas Sustentáveis, dentro do projeto PAPURETO que visa transformar o complexo da Papuda, mudando o seu slogan de universidade do crime para universidade da vida. Esta iniciativa será implementada com base nas 9 dimensões da FIB – Felicidade Interna Bruta e de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que fazem parte da Agenda 2030 criada pela ONU. Com a implementação dessa proposta, objetiva-se transformar a Papuda num complexo penitenciário voltado para o desenvolvimento socioeconômico regenerativo.

2º lugar – Candangolândia

Candangolândia e os ganhos com turismo na trilha histórica visitando os principais pontos construídos pelos pioneiros.

A CANDANGOLÂNDIA identificou que os seus TESOUROS são a sua HISTÓRIA e a TRILHA PIRÁ-BRASÍLIA. A proposta para a exploração socioeconômica é a criação do Projeto Cultural Fábrica de Sonhos, local destinado à produção audiovisual, aberto ao público 24 horas por dia e que funcionará em formato de Coworking e introduzir a trilha Pirá-Brasília como roteiro turístico para visitantes do Zoológico de Brasília. Por meio de uma plataforma digital, a Fábrica de Sonhos fará a divulgação dos eventos, com o objetivo de atrair socioeducadores, empresários da área de comunicação e profissionais que atuam com a arte audiovisual que poderão utilizar a sua estrutura física mediante o pagamento de uma mensalidade. A Trilha Pirá-Brasília será um roteiro turístico que passará pelos pontos históricos da região administrativa, pela parte esquecida pelos historiadores, e será cobrada uma taxa de visitação para que os frequentadores tenham acesso às trilhas.

3º lugar – Riacho Fundo II

Riacho Fundo II trabalhou os seus diversos tesouros convergindo para o turismo, com a criação de uma trilha que passa por diversos locais da região.

O RIACHO FUNDO II identificou como seu TESOURO a ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL que inclui a nascente do Rio Capão Preto que foi considerada pela ADASA como uma das águas de melhor qualidade hídrica do DF. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico é a exploração do turismo arqueológico, com visitas guiadas e pagas pelos visitantes e a realização de eventos culturais como feiras de artesanato e cavalgadas. Já existe um projeto em parceria com a Unipaz e escolas de educação infantil e desta iniciativa foram feitas placas educativas, pintadas pelas crianças, que estão espalhadas dentro da área de preservação.

Menção Honrosa – Park Way

Menção Honrosa - Park Way

O PARK WAY identificou que os seus TESOUROS são a ÁGUA, TRILHAS ECOLÓGICAS e TRILHAS HISTÓRICO-CULTURAIS e defendeu como suas bandeiras a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de seus habitantes. A proposta para o crescimento socioeconômico da região é que o GDF invista na geração de energia fotovoltaica tendo a Caesb e as Concessionárias como principais clientes.

Veja também: vídeos e depoimentos