Saiba mais sobre o resultado da terceira etapa

Aconteceu neste sábado, 12 de março, a 3ª etapa do Hackathon O DF QUE A GENTE QUER, iniciativa promovida pelo CODESE e que está sendo conduzida pelo Espaço Multiplicidade – Escritório Colaborativo.

Mais uma vez, a Faculdade Senac, localizada na 913 Sul, abriu as suas portas e recebeu a equipe organizadora e todos os participantes das 6 Regiões Administrativas (RAs) que compareceram ao evento.

Foi um dia festivo, alegre e divertido como uma gincana, uma maratona escolar. Era perceptível a emoção dos integrantes das equipes de cada RA ao falarem dos seus TESOUROS e das estratégias que traçaram para implementá-los, transformando-os em projetos com potencial de gerar desenvolvimento socioeconômico para a sua cidade.

Após o café da manhã, as equipes se reuniram em espaços reservados e preparados pela comissão organizadora do Hackathon para debaterem sobre as riquezas das suas RAs e, a partir daí, as ideias que, antes, estavam dispersas, se transformaram em propostas de negócios que foram apresentadas, no final do evento, para a comissão julgadora que elegeu os três ganhadores da terceira fase.

Todas as equipes saíram do momento zero, quando todas as informações ainda estavam desordenadas, e chegaram ao momento heroico que foi a apresentação, diante de uma banca de jurados, do TESOURO da sua cidade. Somente esse processo, de sair em busca da sua riqueza, mapear todos os seus potenciais tesouros e passar um dia inteiro estruturando o projeto, faz de cada pessoa que passa pelo Hackathon uma vitoriosa.

TERCEIRA FASE – 12/03/2022

Cidades participantes: Brazlândia, Ceilândia, Sol Nascente, Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria.

Jurados

Leonardo Ávila

Presidente do Codese-DF

Jorge Adriano Soares da Silva

Analista Administrativo

Danilo Ferreira

Subsecretário de Fomento ao Empreendorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF

Igor Guevara

Professor do UniCEUB 

Marcelo Moraes

Jornalista da TV Record, Brasília

1º lugar – Brazlândia

Equipe Brazlândia

Em primeiro lugar, ficou BRAZLÂNDIA que identificou como seus TESOUROS o TURISMO RELIGIOSO, O TURISMO ECOLÓGICO E A PRODUÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, destacando que a sua principal riqueza é o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus. A proposta para o crescimento socioeconômico é atrair o público que vai para as solenidades religiosas e os dois grandes eventos anuais, que são Festa do Morango e a Festa da Goiaba, para permanecer mais tempo no local e usufruir, também, de vários outros atrativos que existem na região. Outro grupo de pessoas que pode ser motivado a passar o final de semana na cidade é aquele que visita semanalmente o Santuário. 

 

O turismo ecológico é outra grande potência de Brazlândia, que pode ser explorada comercialmente, oportunizando aumento de renda para a RA. Com isso, haverá crescimento do empreendedorismo e geração de receitas para a RA. Para que estas iniciativas sejam implementadas, é preciso melhorar a rede hoteleira, que carece de reforma dos hotéis e pousadas já existentes e da construção de novas unidades. Os restaurantes da cidade também precisam passar por melhorias em suas estruturas para oferecerem conforto e segurança aos visitantes.

2º lugar – Santa Maria

Segundo Lugar no Hackathon O DF que a gente quer ficou com a Equipe da RA de Santa Maria

O segundo lugar foi para SANTA MARIA que identificou que o seu TESOURO são as HORTAS COMUNITÁRIAS. Existem, catalogadas, cerca de 30 hortas e uma grande extensão territorial que pode ser utilizada para a expansão do potencial produtivo da região. A ideia para o crescimento socioeconômico, é transformar as plantações existentes num modelo sustentável de produção de alimentos orgânicos, seguindo o exemplo de uma horta da região que já adota este padrão. Com isso, a população local será beneficiada com a geração de emprego e renda, além de levar alimentos saudáveis para a sua mesa, o que contribui para reduzir os efeitos nocivos da má alimentação do brasileiro.

3º lugar – Samambaia

SAMAMBAIA ficou em terceiro lugar e identificou como o seu TESOURO o SAMAMBAROCK, que é um festival anual de rock que reúne milhares de pessoas, dentre elas motociclistas de 67 moto clubes, vindos de várias partes do Brasil. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico da região e a geração de renda local, é aumentar o número de eventos musicais na cidade utilizando a estrutura já existente, pois durante os festivais os frequentadores consomem bebidas e alimentos nos bares e restaurantes situados nas proximidades, o que contribui para o crescimento do empreendedorismo e geração da renda para a RA. O Samambarock é um evento conhecido nacionalmente e já existe a perspectiva desse festival ser levado para Portugal.

Mensão Honrosa para a RA do Sol Nascente sobre economia circular e sustentabilidade

Sol Nascente / Pôr do Sol

SOL NASCENTE/PÔR DO SOL destacou-se pela relevância do seu TESOURO que são os RESÍDUOS SÓLIDOS, e levou a menção honrosa pela participação no Hackathon. Atualmente, não existe coleta seletiva de lixo na cidade. A ideia é que todo o material recolhido seja transformado em matéria-prima, em produtos vendáveis, como bolsas e carteiras, por exemplo. As garrafas pet podem ser transformadas em peças de lã e vendidas para fábricas de embalagens. Para tanto, será necessário construir um galpão para armazenagem do material recolhido e também investimento na capacitação profissional das mulheres que vão atuar na produção desses itens que irão potencializar o desenvolvimento socioeconômico da localidade.

Ceilândia

CEILÂNDIA identificou que o seu TESOURO é a PRAÇA DA BÍBLIA, espaço ocupado por jovens e pequenos comerciantes, onde circulam milhares de pessoas diariamente. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico da região é transformar esse local numa vila gastro-cultural, com o objetivo de que essa praça seja transformada num ponto turístico, onde os visitantes possam adquirir os produtos comercializados pelos estabelecimentos já existentes e por outros que serão criados a partir da implementação do projeto. Para a viabilidade desta iniciativa, será necessário fazer modificações na estrutura física e construir lojas para que o público possa ser atendido com conforto e segurança. Para ter o direito de utilizar as novas instalações, tanto os atuais empreendedores quanto aqueles que desejam estabelecer o seu ponto comercial no local, deverão pagar uma taxa de ocupação mensal. Outra ideia é capacitar os jovens que passam grande parte do seu tempo no local para que eles ocupem as vagas de emprego que serão geradas a partir da criação da vila gastro-cultural. Desse modo, além de contribuir para a entrada de recursos para a RA, manter a população jovem trabalhando nas proximidades de suas residências evita a super lotação do sistema de transporte e proporciona uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

Equipe da RA do Gama trabalhando no hackathon o df que a gente quer

Gama

O GAMA identificou que o seu TESOURO é o ESTÁDIO BEZERRÃO, que está obsoleto atualmente e tem potencial para gerar grande desenvolvimento socioeconômico para a região. A proposta para incrementar o comércio e gerar receitas para a RA, é explorar a estrutura do local com a realização de eventos culturais, mediante cobrança de ingresso. Com isso, o estádio passará a gerar renda para a RA, além de favorecer os estabelecimentos comerciais das imediações, como bares e restaurantes, que terão aumento expressivo de frequentadores. Outra possibilidade de geração de renda é a criando de um consórcio para a gestão compartilhada dos recursos. Existem diversos imóveis que foram construídos por ocasião da Copa do Mundo de 2014, que podem ser explorados comercialmente, nos finais de semana, como opção de hospedagem para quem deseja permanecer na cidade após um show e, no dia seguinte, usufruir de outros tesouros que a região oferece, como o turismo ecológico, por exemplo.

O Recanto das Emas não compareceu ao evento.

O que não faltou durante todo o dia foi entusiasmo e comprometimento de todas as equipes e, também, dos organizadores do evento.

Que venham a quarta etapa e a solenidade de encerramento do Hackathon O DF QUE A GENTE QUER, para que Brasília e suas Regiões Administrativas conheçam os seus TESOUROS, os projetos vencedores que serão implementados e transformados em negócios rentáveis, graças à iniciativa do CODESE de promover esse evento.

por classificação os pitchs desta 3ª etapa

Veja também: vídeos e depoimentos