Saiba mais sobre o resultado da quarta etapa

A última etapa do Hackathon O DF QUE A GENTE QUER foi realizada em 19/03/2022, nas dependências da Faculdade Senac, localizada na 913 Sul, com a participação de equipes de dez Regiões Administrativas (RAs) do DF.

 

Compareceram ao evento as cidades de Taguatinga, Vicente Pires, Estrutural, SIA, Águas Claras, Guará, Cruzeiro, Plano Piloto, Lago Sul e Lago Norte. Nenhum representante da RA do Sudoeste compareceu.

 

Neste último dia de maratona, as equipes identificaram os seus tesouros e apresentaram projetos possíveis de serem implementados e com potencial de desenvolvimento socioeconômico para as suas regiões.

 

A equipe técnica do Espaço Multiplicidade conduziu o trabalho das equipes a partir da metodologia RISC III e a tradicional “Zero to Hero”: indo do absoluto zero até a estruturação inicial do modelo de negócio.

 

Como aconteceu nas etapas anteriores, todos os participantes saíram do momento zero e alcançaram o momento heroico, que é a apresentação de vendas, conhecido também como “pitch de vendas”. No final do dia, defenderam as suas ideias diante de uma banca de jurados que elegeu três projetos que estarão na etapa final, no próximo dia 26/03.

 

Além de escolher os finalistas, foi concedida menção honrosa a uma das RAs pela relevância da proposta apresentada.

 

Um evento como esse aproxima pessoas, unindo-as num mesmo propósito que é buscar soluções que visem o bem-estar econômico e social das localidades onde vivem. Porém, o ganho não se restringe a fatores tangíveis.

 

Nas quatro etapas desse Hackathon, observou-se que existem outras questões que demandam um olhar mais cuidadoso da sociedade. Os participantes abordaram temas que vão além do aspecto material, do ganho financeiro.

 

 

QUARTA FASE – 19/03/2022

As cidades participantes foram: Taguatinga, Vicente Pires, Estrutural, SIA, Águas Claras, Guará, Cruzeiro, Plano Piloto, Lago Sul e Lago Norte sendo que o Setor Sudoeste não teve representantes.
Primeiro lugar – Estrutural

Jurados

Leonardo Ávila

Presidente do Codese-DF

Ludmilla Rocha de Castro e Macêdo

Analista de Políticas Públicas – Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas SEBRAE-DF

Danilo Ferreira

Subsecretário de Fomento ao Empreendorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF

Sergio Frontin

Professor do UniCEUB – Doutor em Administração, Professor do curso de Administração do Centro UnB

Antônio de Castro

Jornalista DF TV Globo

1º lugar – Estrutural

TESOURO é o LIXO. Como proposta de desenvolvimento socioeconômico para a região, propôs a criação de uma USINA RECICLÁVEL, por meio de uma parceria público-privada. A finalidade é reciclar os insumos e transformar em produtos vendáveis os resíduos e os materiais coletados. O SLU, atualmente, suporta apenas 39% do lixo existente na Estrutural, segundo informação citada pela equipe.

 

Se construída, a fábrica vai abranger outros 39% da reciclagem, o que resultará na duplicação do percentual, totalizando 78%. Os detritos serão transformados em Combustível Derivado de Resíduo (CDR) que seria vendido para as centrais elétricas movidas a combustível alternativo.

 

Com o fechamento do lixão, muitas famílias residentes na localidade perderam os seus empregos. Com a criação da usina, estas pessoas que fazem parte da fundação e da história da cidade, poderiam voltar ao mercado de trabalho. Além da empregabilidade, haveria a geração de 500 mil vagas de emprego, o que contribuirá para uma melhor qualidade de vida de moradores da RA e impacto em todas as outras regiões. 

O lixão da Estrutural que continua ativo, deixou de receber resíduo orgânico, mas ainda é usado para descarte de material de construção civil, o que contribui para a degradação do meio ambiente.

2º lugar – águas Claras

O segundo lugar foi para ÁGUAS CLARAS que identificou como o seu TESOURO a RESIDÊNCIA OFICIAL DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Trata-se de um local que, apesar de estar subutilizado, gera despesas aos cofres do DF, devido ao alto custo de manutenção. Trata-se de um espaço que está subutilizado, gerando apenas despesas com manutenção sem ter alguma utilidade mais atraente para a grandiosidade do local, que contempla excepcional estrutura predial e ampla área verde.

A proposta para o desenvolvimento socioeconômico da região é tornar atrativo com destinação comercial ao espaço que ocupa uma extensão territorial de 29 hectares. A ideia seria criar uma empresa para gerenciar o complexo da Residência Oficial. Empresas poderiam explorar a concessão de uso do espaço, atraindo a população de Águas Claras e até mesmo de outras regiões. O complexo poderia agregar diversos segmentos como cultura, lazer, economia criativa e empreendedorismo.

A estrutura física já está existe e exige muito menos investimento do que a criação de outros espaços, o que torna viável a execução técnica da ideia, segundo o time de Águas Claras. Não haveriam muitas barreiras ao empreendimento e em termos legais, até existe um decreto governamental que autoriza o uso da propriedade para finalidades culturais, argumentaram os participantes. 

O aporte financeiro para a região seria proporcionado pelas concessões, taxa de visitação e de realização de feiras além do aluguel compartilhado do espaço. Outras fontes de rendas seriam os aluguéis de espaços para lanchonetes, cafés e ambiente colaborativo para trabalho, conhecido como coworking.

A área verde seria utilizada para shows e eventos ao ar livre com espaço para a realização de piquenique e doação de mudas, com parcerias estratégicas como o Jardim Botânico de Brasília e outros grandes destaques da cidade.

3º lugar – SIA

SIA como centro de entretenimento ganha o 3º lugar no hackathon o df que a gente quer
O terceiro lugar foi para o SIA, uma região onde não existem edificações residenciais. O TESOURO é esse, a AUSÊNCIA DE RESIDÊNCIAS. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico do local é a criação do PROJETO SIA SIM, UM NOVO DESTINO DE ENTRETENIMENTO EM BRASÍLIA. A implementação desta ideia será feita por meio de incentivo fiscal para as empresas de eventos, bares e restaurantes que já existem e com publicidade que atraia novas empresas para se estabeleceram na localidade.
O SIA é um setor que pode ser explorado comercialmente pela indústria do entretenimento, devido à ausência de residências, o que torna viável a existência de estabelecimentos que funcionem com horário estendido, respeitando a legislação, por ter espaço para abrigar grandes galpões e casas de eventos. Outro fator que favorece a implementação da ideia, é a localização desta RA, que fica na área central do DF, entre as três principais vias expressas da cidade: EPTG, EPIA e Estrutural.
Outro aspecto relevante é a transformação de uma área que, à noite, fica abandonada, num setor mais seguro, além de gerar emprego e renda para a população de Brasília.
Os cliente potencial é a parcela da população que ganha, em média, cinco salários mínimos e meio por mês e que busca locais seguros, confortáveis e sem restrição de horário para a diversão noturna.
Vicente pires é o terceiro lugar no Hackathon o DF que a Gente quer

Vicente Pires - Mensão honrosa

VICENTE PIRES recebeu menção honrosa com a proposta de criação de um aplicativo denominado SUPER CONDOMÍNIO, administrado por uma empresa social que será criada para a manutenção dessa ferramenta tecnológica e gerir as atividades da comunidade. O seu TESOURO é a COMUNIDADE, organizada em pequenos condomínios horizontais, que guarda a memória e a história de ocupação do local, uma região que, antes de ser fracionada em lotes e transformada em condomínios, era composta por chácaras agrícolas. Este modelo de habitação, por si, já sugere a criação de pequenas redes de articulação para integrar um condomínio ao outro. A finalidade, com a criação do aplicativo, considerada esta particularidade da RA, é expandir a sensação de pertencimento entre os espaços que englobam a região de Vicente Pires, por isso o nome SUPER CONDOMÍNIO.
 
Os principais objetivos, com a criação do aplicativo, são: fomentar a economia local por meio de mapeamento de produtos, serviços e atividades oferecidas em Vicente Pires para Vicente Pires; educação ambiental com a utilização das áreas verdes para realização de oficinas relacionadas a gestão de resíduos e outras questões ambientais, aproximando as habitantes locais; criar uma rede de conexão entre as pessoas, onde os vizinhos possam trocar ideias, experiências e ferramentas, além de compartilhar serviços entre os condomínios; promover o desenvolvimento da região de forma participativa, criativa e inovadora.
O desenvolvimento socioeconômico será gerado por meio da cobrança de uma taxa mensal dos condomínios e de empresas interessadas em ter as suas atividades divulgadas no aplicativo e também pela publicação de anúncios dos empreendedores que desejam ocupar um espaço de destaque no software.
Os recursos necessários para a execução do projeto já existem. O investimento será tecnológico, pago com parte da verba arrecadada com a taxa de contribuição mensal. Haverá um setor de captação dentro da empresa social, responsável por formar uma rede colaborativa onde os condomínios contribuem financeiramente com uma parte e as empresas com outra. Para os usuários e a população, em geral, o uso da ferramenta será gratuito.
Foi identificada que a maior dor da população que vive em condomínios, em áreas irregulares, é não saber a quem se reportar quando necessita ter acesso a algum órgão em busca de orientação sobre questões pontuais. Muitos síndicos não sabem, por exemplo, com quem falar sobre o descarte do lixo de seu condomínio. O aplicativo SUPER CONDOMÍNIO vai sanar esta e outras dificuldades dos moradores de Vicente Pires.

Lago Norte

O LAGO NORTE identificou que o seu TESOURO é a SERRINHA DO PARANOÁ, um bioma do planalto central que permite à população do DF ter acesso à água potável que consume. É uma região que está localizada entre o Taquari, o Varjão e o Paranoá e próximo à Torre de TV Digital. Local com cachoeira, várias trilhas e mais de 90 nascentes de água mapeadas e registradas. A proposta para o desenvolvimento socioeconômico é a criação do Parque da Serrinha do Paranoá, com a delimitação do espaço e cobrança de uma taxa de visitação para que se tenha acesso à localidade. O aporte financeiro será feito com a venda da produção local, como alimentos orgânicos cultivados pelos moradores da região e com a instalação de restaurantes e lanchonetes que fomentarão a gastronomia local, além de venda de produtos artesanais. O setor de turismo também será potencializado com esta iniciativa.
A proposta é incentivar os habitantes, especialmente os jovens, para que permaneçam em suas propriedades, que deem continuidade ao legado de seus pais, trabalhando o cultivo da terra e extraindo dela produtos que vão gerar renda e emprego para o local. Com isso, haverá, além de ganho financeiro, a preservação do meio ambiente, além de conter um problema sério que existe na região, que é a grilagem de terras.

Taguatinga

TAGUATINGA identificou que o seu TESOURO é o CIRCUITO CULTURAL E ECOLÓGICO. Já existem diversos pontos de interesse construídos e que estão desconectados, por isso, são desconhecidos pela população. Taguatinga é conhecida como Tagua York, o coração comercial do DF. A cidade também é privilegiada em termos culturais, onde há um estilo de vida frenético, devido a festas, feiras, festivais e à existência de uma comunidade artística bem consolidada que permeia locais como a Praça do Relógio e outros pontos, expressando a arte em todas as suas vertentes. Outra riqueza da região está relacionada à ecologia, com um cinturão verde que abriga desde áreas de preservação federal, como a Floresta Nacional de Brasília, passando por unidades distritais como o Parque Lago do Cortado e o Onoyama, até um grande parque distrital, que é o Taguaparque. Todas estas riquezas têm potencial de serem exploradas economicamente.
 
Outra característica que favorece o desenvolvimento socioeconômico da cidade, é que esta RA é um celeiro de formação de mão-de-obra para atuação em todos os setores da economia, pois possui diversas faculdades, escolas técnicas e o Instituto Federal.
 
O circuito cultural foi mapeado levando em consideração os pontos de interesse que já existem e, para serem transformados em fonte de geração de renda, precisam de melhorias estruturais em suas ciclovias e estacionamentos, além da criação de centros de atendimento ao turista. São estes locais que irão recepcionar o visitante e direcioná-lo ao seu ponto de interesse: compras, turismo ecológico ou cultural.
Para obter recursos, por meio desses pontos de interesse, a economia criativa será fomentada com a realização de feiras, festivais e venda de produtos alimentícios e bebidas, entre outros. O foco para a expansão da economia local, é o Taguaparque, local que recebe cerca de 20 mil de visitantes nos finais de semana. Já existe estrutura física, com um centro cultural e espaço destinado a realização de feiras. A ideia é dar oportunidade à comunidade local para estabelecer comércios nas áreas de gastronomia, artesanatos e confecções e, por consequência, vender a sua produção. O comércio que existe, atualmente, é muito fraco. Basicamente, são os ambulantes que ocupam esse espaço.
 
A expectativa é que a criação do circuito cultural e ecológico, com melhoria das estruturas atuais de conexão dos pontos de interesse, favoreça a geração de renda e emprego para os habitantes de Taguatinga.

Cruzeiro

O CRUZEIRO identificou que o seu TESOURO é o SAMBA. A ideia é criar o Complexo do Samba, utilizando como local para desenvolver este projeto o espaço do Complexo Aruc. O desenvolvimento socioeconômico do local será alcançado com aulas de samba, produção de instrumentos musicais e confecção de fantasias e adereços. A Aruc é a própria competência, pois já tem sambistas, instrumentistas, aderecistas e bordadeiras, que serão os prestadores de serviços.
Para implementar o projeto serão será necessário obter recursos materiais, apoio financeiro de empresas como o SENAI, SENAC E SEBRAE e de outros setores da economia. Havendo esse incentivo, será possível alcançar Brasília e o Entorno, além de tornar o Complexo do Samba reconhecido nacionalmente. Além disso, esta iniciativa poderá servir de referência para ouras cidades.
O carnaval de Brasília precisa ser vender, como negócio. É preciso retomar os festejos carnavalescos, com desfiles de escolas de samba para que seja resgatado esse patrimônio do Cruzeiro.
O desenvolvimento socioeconômico da RA será oportunizado com a instalação, nas dependências da Aruc, de salas de aula para ensinar a cultura do samba, mediante cobrança de mensalidade dos alunos.

Plano Piloto

O PLANO PILOTO identificou que o seu tesouro é o DNA DE BRASÍLIA, pois o Plano Piloto é o irmão mais velho de todas as RAs de Brasília. A ideia para o desenvolvimento socioeconômico é extrair o sumo desse DNA, por meio da mobilidade com capilaridade, criando uma frota de vans elétricas que serão acionadas por meio de aplicativo com tecnologia 5G.
As competências para a implementação da proposta já existem. Serão os membros da equipe do Hackathon que executarão o projeto.
O incremento financeiro será obtido com a promoção do trabalho de pequenos empreendedores da economia familiar, cooperativas, contadores de histórias e guardiões da memória que estão contemplados no aplicativo. Haverá oportunidade de ganho também para os trabalhadores da indústria cultural, do setor hoteleiro, produtores de conteúdos de mídias e desenvolvedores de aplicativos.

Guará

O GUARÁ identificou que o seu TESOURO é o TEATRO DE ARENA, espaço destinado à realização de eventos, que guarda em sua história os sonhos de vários artistas. Este espaço foi construído dentro do CAVE – Centro Administrativo Vivencial Esportivo, no final dos anos 1970 e tem capacidade para 10 mil pessoas, sendo 5 mil sentadas. Dada a sua importância no cenário musical do DF, foi elencado na rota do rock de Brasília, por sua história e sua memória. Já foi palco de apresentações de bandas como Legião Urbana, Raimundos, Blitz, Celso Blues Boy, Detonautas e artistas como Alcyone, Ângela Rô Rô e Célia Porto.
A estrutura física já está pronta e demanda baixíssimo investimento e tem alto potencial de rentabilidade. Outro fator positivo é que o Teatro de Arena tem uma localização privilegiada que permite acesso fácil aos serviços de transporte, como ônibus e metrô.

Os clientes potenciais são a população local e, por extensão, todos os moradores do DF que comparecerão a shows musicais, eventos corporativos, festivais comunitários, cursos de capacitação de artistas e feiras, mediante pagamento de ingresso ou taxa de locação do espaço. Com isso, a cadeia produtiva e a economia criativa serão estimuladas, gerando cerca de mil empregos.

A proposta para implementar o projeto e torná-lo rentável, do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico, é a gestão compartilhada do espaço, onde o Estado e as entidades culturais, por meio do marco regulatório das organizações da sociedade civil, trabalharão juntos.
Questões fundamentais como cidadania, pertencimento, diminuição dos índices de violência e relações sociais humanizadas são promovidas com a criação de um ambiente econômico positivo e propositivo, que é a proposta com o resgate das atividades no Teatro de Arena do Guará.

Lago Sul

A representante do Lago Sul (à esquerda) e do Lago Norte (à sul)
O LAGO SUL identificou que o seu TESOURO é a ERMIDA DOM BOSCO, local que não inclui somente a área de preservação ambiental, como também abriga um templo religioso, o Mosteiro de São Bento e o Centro de Eventos Israel Pinheiro. Este último é um local de grande simbolismo, pelo fato de ter sido o ponto principal do sonho de Dom Bosco, em 1883. Ele previu que, naquele lugar, Brasília seria construída.
As competências da localidade, além da beleza cênica, estão relacionadas ao turismo ecológico e religioso, a eventos diversos, como casamentos e batizados, apresentações de orquestras sinfônicas, eventos corporativos, feiras de artesanato e de produtos orgânicos, além de eventos esportivos, como corridas de atletismo, ciclismo e esportes aquáticos. Existe um ancoradouro que abriga várias lanchas, o que favorece o turismo náutico pelas águas do Lago Paranoá.
O desenvolvimento socioeconômico será promovido por meio dos produtos fabricados pelos artesãos e da produção de alimentos orgânicos que serão vendidos aos fiéis que visitam os templos religiosos, aos moradores do Lago Sul e Norte e de todo o DF e às empresas que fomentam os esportes e torneios esportivos, com a realização de eventos mediante cobrança de ingresso. A indústria do entretenimento, com a realização de espetáculos culturais, movimentará a economia, gerando emprego e renda para a região. Com isso, os setores de hotelaria, transporte, segurança, produção áudio visual e limpeza e manutenção terão crescimento expressivo.

O Sudoeste não compareceu ao evento.

 
No encerramento do Hackathon O DF QUE A GENTE QUER, o presidente do CODESE, Leonardo Ávila, ressaltou a importância da participação da sociedade em eventos desta natureza, uma vez que os projetos apresentados contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal.
Nesse momento, ele agradeceu a toda a equipe que trabalhou na organização do evento, citando a relevância do trabalho da Mara e da Rosane.
Fez um agradecimento especial ao SENAC que ofereceu, gratuitamente, o espaço físico e toda a sua magnífica estrutura para a realização do Hackathon.
Agradeceu, ainda, aos jurados que compareceram para avaliar e escolher, em cada etapa, os projetos que passaram para a fase final, apresentados pelas equipes das 33 Regiões Administrativas do DF durante a maratona.
Concluiu a sua fala, convidando a todas os participantes do evento para a cerimônia de premiação das melhores ideias expostas durante as quatro fases, que acontecerá no próximo sábado, 26/03/2022, no auditório do Museu Nacional, localizado próximo à Rodoviária do Plano Piloto.
É de extrema importância a participação da sociedade em eventos desta natureza, uma vez que os projetos apresentados contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal.
Leonardo Ávila Presidente do CODESE-DF
Designer

Veja também: vídeos e depoimentos